quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Amar e ser Amado




As Veredas

Nobres companheiros Umbandistas e Espiritualistas em geral, irei e enfatizar à força que tem a essência divina chamada amor, uma simples palavra que expressa o mais alto grau de perfeição, contemplando os sentimentos mais puros. Ora acredito que o amor é fruto de emoções positivas acionados pelo cérebro que levam ao despertar da sensibilidade da alma, florescendo a luz em nosso chacra cardíaco, e ora percebo o pensamento e atitudes de irmãos que meramente não se preocupam com tal cultivo, alegaram que o amor é amor e pronto, não valendo a pena ser lembrado e praticado diariamente. E nesta via observamos variados pensamentos emanados da simples palavra amor, isso já demonstra a força que tem, no entanto, prefiro destacar o meu primeiro raciocínio, o amor que presencio no meu dia a dia, que nos inspira em nossas ações de caridade, um amor que foi incendiado quando conheci a Senhora das Águas Doces, o amor como essência divina que contém todas as fontes de luzes que necessitamos para sermos pessoas melhores, e alcançarmos as veredas divinais da plenitude dos planos mais elevados do mundo extrafísico. Como exemplo deste feito, sirvo-me deste presente para transcrever o meu âmago emanado pelo meu estado de consciência, descoberta esta que fez encontrar o meu verdadeiro espírito, lapidado pela interiorização do amor em minha alma. Divisei algo em meu interior que me remete à uma essência que transcende o corpo físico, e denota dentro de mim o sinal da criação divina.

“ Quando o pôr-do-sol acontece, sua imagem se reflete em milhares de diferentes portes cheios de água. Os reflexos são muitos, mas cada um reflete o mesmo sol. De forma parecida, quando descobrimos quem realmente somos, enxergaremos a nós mesmos em todas as pessoas - Amma ”

“Filhos, não existe a obrigação de acreditar na mãe ou em um Deus no céu. É suficiente que acreditem em vocês mesmo. Tudo está dentro de vocês - Amma”

“ Para ver Deus é necessário buscar em seu interior - Amma ”

“Deus está em nosso interior profundo. Ele reside em nós como amor puro e inocente - Amma”

O futuro celestial nos aguarda esperançoso, pois há uma força maior que anseia pela nosso progresso; que se alegre com os nossos esforços, em cultivarmos em nosso interior o amor que desperta e eleva os seres. Um dia há de subirmos as montanhas sagradas onde a luz de Xangô trará paz para todos, caminho pelo qual encontraremos o reino do amor Universal onde habita a Suprema Sagrada Mãe Oxum. Neste futuro de luz deixaremos as nossas imperfeições de lado, e voltaremos a ser o que já fomos um dia, a essência divina da natureza. Por enquanto busquemos expandir à nossa centelha de amor. Caminhemos nesta vinha inspirados nesta sublime força, e com os pensamentos elevados, entremos em uma outra sintonia vibratória, aonde a pureza da alma se encontra, e sente feliz em se banhar nos rios de amor que deságua no infinito redentor. Acreditando nesta vinha universal, iremos passar por cima de todos as pedras e espinhos com mais facilidade, nos enveredando com todas as etapas vencidas. O amor ameniza nossas pesadas provas e nos deixa mais apto à resgatarmos nossos débitos. Tudo na vida faz parte de nosso aprendizado, e sabendo aproveitar, iremos pisar nos bosques floridos que nos conduzem à evolução espiritual.

“Não importa quais as dificuldades que precisamos enfrentar, devemos sempre ter consciência de que nós descansamos no colo de Deus e estamos a salvo em suas mãos - Amma”

O amor atrai outros bons sentimentos benéficos, e nos empurra para beneficência, nos direcionando para as veredas onde expressamos à inclinação da alma e do coração, tendo compaixão sempre com nossos semelhantes. Sejamos fortes, pacientes e indulgentes para com o próximo; quando ouvirmos uma ofensa, procuremos não revidar e questionar negativamente, e nesta hora procurar entender que este irmão precisa de ajuda, pois não consegue carregar o fardo que é a sua própria fraqueza. Na verdade não passa de uma alma infeliz, que ainda precisa muito caminhar para se desprender das correntes que obscurecem o espírito, devemos ser benevolentes com estes irmãos, e tentar levar aos mesmos palavras que amenizam as suas vibrações inferiores, semeando amor e vibrando amor iremos sempre vencer e, por conseguinte quebrar às barreiras que na maioria das vezes são criadas pelo próprio ser, quando não planeja pelo Criador como expiação, vigiai sempre e percebas a força que tem a oração.

“O objetivo da devoção e da oração é desenvolver o amor por todos os seres - Amma”

Durante a nossa senda temos o costume frágil e inferior de nos passarmos por coitados, negligentes e pidões, desejamos sempre receber amor do próximo, todavia, paremos para refletir, você procura ou pratica o amor em sua vida? Demonstra amor a alguém? Bom a resposta já sabemos, sempre existe uma desculpa cabível para tapar mais um buraco, irmãos, lembre-se sempre da estrofe da oração de São Francisco de Assis, “é dando que se recebe....”.

A Experiência com Amma

Na manhã de quarta feira do dia 01/08/2007 acordei com a “amiga” curiosidade que impulsionava o meu livre arbítrio, desejava conhecer uma das maiores lideres espirituais e humanitária da atualidade, a Guru Indiana chamada “ Amma” ”, a tradução de seu nome já explica o porque desta força me atrair para algo que até então era desconhecido para a minha pessoa, Amma significa “Mãe da Eterna Felicidade ”, é aquela que ama seus filhos. Quando cheguei no local onde Amma iria abraçar os cerca de quatro mil pessoas que estavam ali presentes, abraçar? Isso mesmo, abraçar, eu me perguntei como pode uma pessoa vir ao Brasil simplesmente para abraçar as pessoas, algo me intuiu dizendo que haveria um sentido neste simples gesto, e realmente eu percebi, cheguei as 09:00hs e recebi um abraço ás 15:00hs; posso afirmar que valeu a pena esperar, o ambiente lembrava uma sessão das falanges espirituais conhecida como “ Povo do Oriente ” no centro de Umbanda o qual sou médium. Era um clima harmônico e de vibrações de paz e amor, um evento inédito para mim, no início Amma sentou-se em uma cadeira no chão em frente ao palco, dando inicio aos Mantras e a meditação, em seguida grupos orientais cantavam e dançavam no palco erguido à cerca de um metro do chão, logo atrás de Amma, tudo era belo, enquanto Amma abraçava as pessoas.

Desde o momento em que cheguei presumi que estavam ali numerosos espíritos superiores pertencentes às falanges orientais, todavia, na minha mente eu sentia que os fluídos do ambiente lembrava a nossa Mamãe Oxum, era a expressão do amor divino em terra. Amma abraçava a todos com um vigor imenso, exalando amor para todo o ambiente, esse sentimento puro e sereno irradiava todo o ambiente e se acoplava a minha aura. Então vejo um caderno contendo poucas mensagens de Amma, que fez com que eu acreditasse mais fortemente em minhas convicções:

“Quem quer que entre no rio do amor será banhado por ele; não importa se for saudável ou doente, homem ou mulher, rico ou pobre. - Amma”

“O amor não tem limitações como raça, nacionalidade ou casta, somos todos pérolas unidas por um mesmo cordão de força. O verdadeiro propósito da vida humana é despertar esta união e difundir o amor, que é nossa natureza inerente. Na verdade, o amor é a única religião que pode ajudar a humanidade a se erguer até alturas elevadas - Amma”

Amma afirma não pertencer a qualquer religião formal e prefere afirmar que sua religião é o amor, Amma carrega a bandeira do amor e da caridade, vendo-a sentada em seu banco percebo que realmente Amma tem que estar espargida por uma força superior. Um dia antes ficou das 19:00hs até as 04:00hs abraçando as pessoas, sem comer e sem beber, abraçando a todos com muita vontade e amor.

Chegada à hora

Finalmente eu, meu irmão, minha sobrinha e uma amiga somos chamados para entrar em uma longa fila, quando me direcionei à fila que seguia em direção à Amma, os devotos diziam que tínhamos que ficar descalços, neste instante algofantástico me aconteceu, há cerca de 100 metros de Amma, eu comecei à sentir uma maravilhosa e forte vibração no chacra cardíaco, comentei com as pessoas que estavam comigo, e a medida que fui me aproximando de Amma a vibração crescia, uma sensação de êxtase transcendental. Faltando quinze metros para chegar até Amma, tivemos que ficar de joelhos e seguirmos em direção a Amma, neste intervalo eu pensava comigo mesmo, “ meu pai Oxalá essa vibração só pode estar partindo de Amma, do ambiente, de mim”. Também não imagina que haveria junto a mim um Guia espiritual ligado ao sentimento de amor. Então quando cheguei próximo a Amma, observei muitas pessoas ao seu redor, eram devotos ( verdadeiros Cambonos ), e vários jornalistas do Brasil e do exterior, a vibração que já era forte acelerou e fui conduzido para baixo, ou seja, percebi nitidamente que havia uma entidade espiritual comigo de muita luz, e quando cheguei em frente a Amma, o Guia que estava comigo resolveu reverencia-la se encurvando aos seus pés, foi algo fantástico, pois as pessoas pediam para eu ir abraçar logo Amma, no entanto, não percebiam o que estava acontecendo comigo. Quando abracei Amma descobri o quanto era importante àquele simples gesto que expressava à manifestação do amor, lembrei-me dos abraços que dávamos em nossos amados Preto Velhos e Caboclos.

No Centro de Umbanda

Para finalizar neste mesmo dia fui para uma sessão Umbandista no centro o qual eu faço parte. Auxiliando um Guia espiritual que realizava alguns atendimentos fraternos, no final das consultas indaguei-o sobre um caso presenciado por mim, onde eu observava e fazia algumas reflexões sobre o problema que tal consulente apresentava. E qual foi a palavra que ele disse?

“ Falta amor para essa filha, era precisa de amor...”

Bom o que eu pude perceber e compreender da minha maneira, é que o caso analisado aborda o pensamento humano, muitos desconhecem a força que tem o nosso pensamento, se não a utilizamos corretamente apontando para a direção correta, podemos sofrer várias conseqüências, como criarmos formas mentais inferiores e darmos vida a estes pensamentos, o que chamamos de seres artificiais, que muitas das vezes tem formas humanas, e às vezes formas parecidas com ovóides, que perseguem o ser encarnado por todo lugar. Tais pensamentos emitidos fluem para plano extrafísico, ativando egrégoras negativas ligadas às formas artificiais de pensamentos negativos e inferiores. Estando o ser encarnado em desequilíbrio com seus pensamentos desajustados, devidos a dores, fraquezas não suportadas, sofrimentos emocionais e sentimento de culpa. A pessoa descompensada atrai para si tais formas, que ao atingirem o corpo mental da pessoa, ativa à sua consciência anímica, e aos nossos olhos parece que estão incorporados com espíritos sofredores, obsessores e trevosos. Como disse o Guia espiritual que realizava o atendimento à consulente: “na verdade não existe espírito algum”, e vendo a pobre alma passar por tal sofrimento, esclareceu que devemos ampará-la com amor, já que não tem mais estimulo em sua convivência exterior junto a seus entes próximos. Com esse sentimento de culpa o ser absorve para si todos os problemas que o cercam. O amor ajuda a superarmos nossas pesadas provas, que por sua vez é um desafio divino para a conquista da felicidade.

“A verdadeira felicidade surge quando o amor em nosso interior se expressa em atividades externas - Amma”

Um Sarava a todo Povo do Oriente
Por Carlos Junior


0 comentários: